DICAS PARA CONSERVAÇÃO E REPARAÇÃO DO SEU AUTOMÓVEL



Vidro Manchado

Se o seu vidro estiver manchado com marcas de água, lavá-lo com água, em seguida limpe-o com jornal. Depois, corte uma cebola ao meio e passe no vidro em movimentos circulares.

Cheiro Ruim

Coloque um recipiente com café ou farinha no habitáculo do veiculo e em pouco tempo o mal cheiro desaparece. Uma alternativa também é o vinagre numa tigela com um pano.

Umidade

Coloque arroz numa tigela e deixe por algumas horas no interior do veiculo, ele removerá a umidade, que é causadora de mal cheiro.

Manchas nos Bancos e Lataria

Aplique espuma de barbear ou shampoo para cabelos normais com uma esponja e em seguida remova com pano seco. Tais produtos são mais indicados para remoção de manchas de chocolate e iogurte.

Para manchas de sangue, que podem ser muito difíceis de remover, mas uma solução possível é utilizar a seguinte receita: faça uma mistura com água morna, um pouco de detergente líquido e uma colher de amônia. Remova a mancha esfregando a área afetada levemente com uma escova. Se não estiver resolvendo, utilize uma espátula e raspe com cuidado. Evite deixar muito molhado, se ocorrer isso, seque com um pano absorvente. Continue esse processo até que toda a mancha seja removida. Depois, com um pano umedecido apenas com água, remova os resíduos de amônia e deixe secar bem.

Para Manchas de gordura, pode ser de um lanche ou mesmo de um protetor solar. Para se livrar dessas manchas, aplique talco sobre a área afetada, deixe agir por alguns minutos e logo depois limpe com água quente e sabão neutro.

Para Mancha de graxa: É o caso da gordura, porém a graxa deve ter deixado algum excesso. Se for recente é possível retirar com aplicação de talco sobre a área afetada. Depois é só lavar com água quente e sabão neutro utilizando um pano. Se essa mancha for mais antiga, o certo é a lavagem, mesmo assim não deve sair tudo, principalmente se o banco manchado continuou sendo utilizado.

Para Manchas de garagem: se o seu carro tiver alguma mancha provocada pela água de cimento que escorre em garagens, vai aí um macete: pegue um limão cortado e aplique o sumo na área afetada, esfregando o limão sobre a mancha até que esta desapareça. Depois, use polidor e cera para dar acabamento. Lembre-se: Sob o sol, o sumo do limão pode manchar a pintura do carro e provocar sérias queimaduras na pele. Portanto, cuidado!!! Faça isso sempre à sombra.

Cheiro de Cigarro

Corte duas maçãs ao meio e coloque duas metades nos assentos dianteiros e duas no banco traseiro. Deixe por uma noite inteira dentro do carro. Com os vidros fechados por certo tempo as maças irão absorver o odor e ainda vão deixar um cheiro agradável.

Bancos de Couro - Conservação

Além da limpeza freqüente, feita com pano úmido e sabão neutro, é recomendável aplicar um hidratante para evitar o ressecamento causado pelo calor e pelo sol. Pode ser hidratante para o corpo mesmo e o período ideal desse procedimento pode ser a cada seis meses. Não abuse do hidratante, pois pode deixar o banco engordurado e desse modo, escorregadio.

AIR BAG – Para o Seu Uso Correto

Para que os airbags frontais cumpram adequadamente e com melhor eficiência sua finalidade de aumentar a proteção do ocupante, em caso de colisões frontais ou quase frontais, alguns cuidados são necessários.

O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) observa que esses cuidados levam em consideração o fato de que o maior “amortecimento” da colisão será alcançado se o ocupante entrar em contato com a bolsa depois que ela atingiu o volume máximo e está começando a desinflar.

Para garantir a segurança, é importante seguir as recomendações abaixo:

a) Os cintos de segurança devem ser sempre usados, mesmo em veículos com air-bags, pois o conjunto oferece uma melhor proteção e o cinto evita que o contato do ocupante com a bolsa ocorra antes do ideal, ou seja, enquanto ela está inflando, quando poderia provocar ferimentos graves ou até fatalidades. A maioria das mortes causadas por air-bags, detectadas nos EUA, envolvia pessoas que não estavam usando cinto de segurança, usavam o cinto incorretamente ou estavam posicionadas de forma inapropriada no assento.

b) O condutor deve manter o banco afastado de onde o airbag sairá (o volante de direção, no caso dos motoristas, e o painel, no caso dos passageiros dianteiros), evitando que o corpo fique na região até onde a bolsa alcançará quando inflada. A distância do tórax à direção deve ser maior do que 25 cm (um airbag frontal de motorista infla 25 cm ou mais para fora do compartimento da direção). A posição em relação ao air-bag é que determina os riscos de ferimentos. No caso do airbag frontal de passageiros, deve ser observado que eles são maiores do que o de motoristas, podendo inflar a uma distância de 40 cm ou mais a partir do painel.

c) Nunca colocar uma criança em um dispositivo de transporte de crianças fixado no banco da frente, pois, além de ser proibido no Brasil, no caso de acionamento do airbag, este pode provocar ferimento ou até a morte da criança, principalmente no caso do dispositivo do tipo bebê-conforto, que é fixado virado para trás do veículo. Crianças devem ficar sempre no banco traseiro, com dispositivo adequado para seu transporte (de acordo com seu tamanho e peso).

d) Nunca manter objetos (no veículo ou nas mãos e bocas) entre o airbag e o motorista ou passageiro.

e) O passageiro não deve apoiar mãos ou pés no painel, pois pode ter um ferimento grave no caso do airbag inflar e também porque ficará numa posição inadequada para que o cinto o proteja no caso de acidente.

f) No caso de pessoas que não conseguem ajustar o banco de forma a ficarem a uma distância segura do volante, como pessoas de baixa estatura ou mulheres grávidas no final da gestação, deve ser considerada a opção de se desligar o airbag (veja a recomendação do fabricante).

Polimento – Quando se Faz Necessário

O polimento só é necessário no caso da pintura esteja fosca, queimada ou riscada. Se for esse o caso, não faça economia de panos ou estopas. É importante isolar os componentes plásticos e emborrachados com fita crepe, antes de iniciar o procedimento.

Não lave o carro somente quando estiver sujo, pois o carro sofre diariamente com a ação química da poluição. Outra coisa que pode danificar seu carro é encerar o veículo com a pintura quente.

Ceras Cristalizadoras

Lembrando que se for grande o número de lavagens, o enceramento dura pouco, mas existe a alternativa da cera cristalizadora, que conta com maior resistência aos raios ultravioletas, aderindo mais fortemente à pintura, durando mais tempo no veículo do que as ceras comuns.

As ceras cristalizadoras têm a vantagem de durar cerca de seis meses, em contraposição as comuns alcançam um tempo de duração de dois a três meses. Se seu carro persistir sem brilho vale a pena levá-lo á uma loja especializada para um procedimento de “reavivamento”.

Pintura – Mantendo Como Nova

Durante o ano, aplique pelo menos quatro vezes lustradores e protetores, após a lavagem, sempre com o carro seco.

Lave o carro com regularidade utilizando shampoo para veículos, panos ou esponjas suaves, isso é o que basta se o carro for novo ou a pintura estiver em excelente situação. Lembre-se de não utilizar sabão caseiro ou detergente que não sejam neutros para evitar danos à pintura.

Uma vez por ano o automóvel deve ser polido com pasta e flanela própria para esse fim aplicada nas regiões com riscos críticos.

E se você for ao litoral intensifique esses cuidados, uma vez que a maresia afeta muito a lataria e pintura do veículo. Um procedimento que pode ajudar é aplicar protetores e ceras, antes da viagem, e ao retornar tenha cuidado especial para lavar bem o veículo, retirando todos os resíduos salinos adquiridos na viagem.

Todo esse trabalho e cuidado deve ser redobrado nos cuidados dedicados aos automóveis de cor escura. Mesmo com tantos detalhes a paixão nacional por carros ainda compensa pela liberdade, mobilidade e emoção de pilotar nossa máquina.

Pintura - Recuperação

Se você desleixou com seu veículo a ponto dele ficar cheio de manchas e riscos, agora, você vai precisar de ajuda de um profissional sério. O procedimento cabível será um polimento profissional. Porém existe a desvantagem que a cada polimento feito o verniz é retirado e a pintura fica cada vez mais desgastada até não existir mais. Quando chega a esse ponto a solução é dar outra pintura.

Existe um tipo de carro que sofre mais os danos dos agentes agressores naturais ou químicos da poluição, são os automóveis com pintura feita de pigmentos orgânicos de cor amarela e vermelha, que ao ficarem continuamente expostos ao sol, iniciam a descoloração, efeito da reação com a pintura.

Lavar o Carro Corretamente

Lavar o carro corretamente é essencial para evitar o aparecimento de manchas e ainda acabar com as manchinhas mais fáceis de serem removidas. O primeiro alerta é não lavar o carro com lataria quente e começar a limpeza pelo teto.

Uma das diferenças cruciais dos lava-jatos para o banho de espuma está justamente na menor força aplicada pelo sistema manual em relação a força dos esfregões automáticos. Ao contratar um profissional para efetuar a lavagem manual de seu carro ou se você mesmo decidir cuidar da sua máquina, lembre-se que para que o banho do carro não se converta em decepção e traga riscos, literalmente dizendo, para seu veículo, é importante verificar se a bucha utilizada por quem lava não está com resquício de areia e sujeira, por exemplo.

Outro fator não menos importante a se preocupar com o pano que levará o veículo, prefira flanelas, lãs de carneiro e tecidos de algodão. Utilize panos macios diferentes para lavar e para secar.

Os cuidados com a lavagem devem obedecer algumas normas básicas, como a lataria deve ser enxaguada constantemente para que o sabão não seque. Deixe as laterais e as partes inferiores do carro para serem lavadas por derradeiro e com panos distintos. Finalmente, é importante secar toda pintura com outro pano, incluindo aí os vãos onde possa acumular água. Use sempre água corrente. Nunca espere o sabão secar para retirá-lo.

Tanque cheio – Certo ou Errado?

E uma destas informações desconhecidas está relacionada com o ato de abastecer o carro. Muitos motoristas pensam que esta é uma atividade corriqueira que não merece muita atenção, afinal de contas, tudo o que o frentista precisa fazer na hora de abastecer o seu carro é colocar a mangueira na entrada do tanque e colocar gasolina até a borda, correto? É neste momento que as pessoas se enganam. Os motoristas não podem, na grande maioria do casos, encher o tanque de gasolina do seu carro até a borda. Muitos motoristas até podem ficar revoltados ao descobrirem que os frentistas não estão enchendo o tanque como ele deveria, mas é exatamente isso que deve ser feito.

De acordo com a informação que consta na grande maioria dos manuais dos automóveis que são vendidos no Brasil, o máximo que a pessoa pode encher de gasolina um tanque não é a sua capacidade máxima que está descrita nas especificações técnicas. Geralmente o valor que está especificado como máximo para que a pessoa abasteça é de pelo menos 10% menos da capacidade máxima do tanque. Por isso, se caso a pessoa tenha um taque que tenha sua capacidade máxima em 50 litros de gasolina, o valor que deverá estar indicado no manual deverá ficar em torno dos 45 litros. E isso acaba tendo um culpado, a peça chamada cânister que está presente em todos os veículos.

CAPO – Como fechar

A maneira correta é soltá-lo cerca de um palmo de altura. Jamais pressione-o com a mão para efetuar o fechamento.

Lombadas – Como Passar Por Elas

Não se deve passar diagonalmente, e sim tocando os pneus dianteiros ao mesmo tempo, de frente. Passando diagonalmente, provoca-se torção na carroceria.

BATERIA

As disponíveis do mercado hoje são do tipo “seladas”, ou seja , não é preciso adicionar água, o que não significa que estejam totalmente livres de manutenção.

Alguns cuidados evitam que você fique na mão na hora de dar a partida:

- Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos polos da bateria.

- Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida.

PNEUS e RODAS

Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança. O estado de conservação e a calibragem correta garantem a aderência na pista e a eficiência nas frenagens. Use sempre pneus com as medidas indicadas no manual do veículo. Tamanhos incorretos alteram o comportamento da direção e tornam o veículo inseguro.

Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de pegar a estrada. Procure fazê-lo sempre com os pneus frios, preferencialmente pela manhã.

Calibragem incorreta provoca desgastes irregulares na banda de rodagem do pneu, diminuindo sua vida útil. Se a pressão for insuficiente o pneu gasta principalmente nas bordas; se for excessiva, o desgaste será maior no centro.

Não esqueça de calibrar o estepe, que junto com o macaco, chave de roda, triângulo e extintor fazem parte dos equipamentos obrigatórios por lei.

Os pneus modernos trazem indicadores de desgaste, normalmente um triângulo ou as letras TWI impressos na lateral. Quando o desgaste atingir a marca TWI está na hora de trocá-los.

O limite legal de profundidade dos sulcos dos pneus é 1.6mm. Abaixo disso são considerados “carecas”, podendo o veículo ser apreendido pelas autoridades de trânsito.

Faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, isso aumenta a vida dos pneus e mantém o conjunto da suspensão e direção equilibrados, melhorando a segurança e a dirigibilidade do veículo.

AR CONDICIONADO

Outro equipamento que está se tornando indispensável nos dias de hoje é o ar condicionado. Para mantê-lo funcionando corretamente, o sistema deve ser ligado pelo menos 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso é necessário para evitar o ressecamento das mangueiras e vedadores do compressor. Muitos são equipados com um filtro que impede a entrada de impurezas externas e requer a troca anualmente.

Injeção eletrônica

A cada 40 mil quilômetros deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.

Freios

O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca.

Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.

Óleo do Motor

O nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro.

A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído. A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros.

Motor

O filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros. Veja também as correias dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros. Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.

Velas

Substitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros. Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas. Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.

Suspensão

Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros. Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período. Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.

Faróis

Fique atento na altura dos faróis alto e baixo. Mantenha-os sempre regulados. Confira se todas as luzes acendem, pois a falta de uma delas pode diminuir a sua segurança e resultar em multa. No caso de um fusível queimado, substitua-o por outro de mesma amperagem.

Escapamento

O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros. Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente. Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.

Câmbio

O nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 25 mil quilômetros. A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante. Evite apoiar o pé sobre o pedal da embreagem, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e discos de embreagem. Manter o carro numa subida, usando o pedal da embreagem e do acelerador, aumenta o consumo de combustível e gasta o disco e platô.

Radiador

Verifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo. Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.

Calibrar os Pneus

Tenha sempre o cuidado de rodar com a pressão correta, pois a calibragem incorreta é o principal fator que diminui a vida útil dos pneus.

A calibração deve acontecer semanalmente, sempre com pneus frios. Calibre os pneus sempre que for pegar estrada. Excepcionalmente nessas condições, é aconselhável utilizar duas libras acima da normalmente recomendada.

Aproveite a calibragem para certificar-se de que as válvulas não apresentam vazamentos e que estão com suas respectivas tampas, evitando a penetração de umidade no interior do pneu.

Utilizar pressão abaixo da recomendada aumenta a área de contato do pneu com o solo, provocando rapidamente o desgaste nas laterais da banda de rodagem. Isso diminui a durabilidade, piora o consumo de combustível, superaquece os pneus e pode gerar quebras e separações dos componentes de sua estrutura.

A pressão acima da indicada altera o contato do pneu com o solo, acelerando o desgaste no centro da banda de rodagem. Além disso, o supertensionamento da carcaça o torna mais suscetível a cortes, prejudica o conforto ao rodar e diminui a aderência.

Não descanse o pé no pedal da embreagem enquanto dirige. Este é um hábito muito comum entre os motoristas, mas que pode provocar a queima do disco da embreagem. Além disso, os rolamentos e o volante do motor podem ser danificados.

Sol Intenso Pode Danificar a Pintura e o Interior do Veículo

O Sol intenso pode causar problemas à saúde e também tem grandes chances de causar dor de cabeça para todos que precisam deixar o carro estacionado em lugar descoberto.

A alta incidência de raios UV pode danificar a pintura do veículo, principalmente nas partes horizontais (teto e capô), que recebem diretamente os raios solares.

Porém, caso você não tenha o hábito de deixar seu carro exposto por horas ou dias a fio, não há porque se preocupar, já que esses problemas só aparecem em longo prazo e, por isso, são mais comuns em carros mais antigos.

Outro fator com forte influência é a cor de cada carro. Quem mais sofre com os efeitos solares são os carros de cores escuras, como os pretos, vermelhos, azuis e verdes.

Quer proteger o seu carro do calor insuportável?

Invista em uma capa automotiva, que além de manter o interior mais fresco ajuda a proteger a pintura.

Outro item que colabora com o visual externo é a cristalização, que consiste na aplicação de uma película de cera protetora na pintura, aumentando sua vida útil. O polimento também é recomendado, porém não deve ser feito com muita frequência, já que seu uso constante acaba desgastando a pintura.

Interior também deve ser protegido

Além da pintura, outros componentes do carro sofrem com o sol forte. O painel de um veículo que fica exposto a uma temperatura de 35ºC chega a atingir 65ºC. Se o automóvel for de cor preta, o calor que incide sobre as peças pode chegar a 68ºC.

Com isso, a borracha pode apresentar ressecamento com o tempo e as partes plásticas, abundante em carros populares, podem ficar esbranquiçadas. O interior quente também inspira cuidados para os passageiros, principalmente crianças, que podem sofrer queimaduras ao encostar no painel, na fivela dos cintos ou até mesmo nos bancos.

A ação dos raios UV acaba desbotando o tecido do interior, e a superfície do painel, ressecando o revestimento couro além de deteriorar outros itens de acabamento e borrachas de vedação.

Dependendo do tipo de plástico usado em alguns componentes, a ação do sol também pode causar rachaduras na peça. Para evitar esse tipo de problema uma boa alternativa é instalar películas de boa qualidade nos vidros, dentro dos limites de transparência previstos em lei.

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Fundado por sócios que sempre atuaram em grandes empresas do comércio varejista, o LAVE PARK esta focado no segmento de estacionamento e serviço automotivo...

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